Teclado é o componente periférico do computador que nos permite interagir com o computador, ao pressionar as várias teclas estamos a fornecer ao computador dados que este vai interpretar como comandos ou apenas como um conjunto de caracteres que queremos utilizar para escrever um texto. Os teclados podem ser simples, apenas com as letras do alfabeto, números, acentuação e algumas funções de navegação e de comandos mais usuais ou podem ter ainda muitas outras funções multimedia. No último caso normalmente designam-se por teclados multimedia. No entanto esta divisão é um pouco arbitrária. Existem muitos teclados diferentes, de muitas formas, cores e feitios, com fios ou sem fios (neste caso a ligação é por infravermelhos), mas todos servem para o mesmo, fornecer instruções ao computador e por isso diz-se que é um periférico de entrada.

Embora o computador seja muitas vezes utilizado como máquina de escrever, ele é muito mais do que isso. Assim o teclado tem muitas mais teclas do que as necessárias para uma máquina de escrever. Para além dos algarismos, das letras do alfabeto (abecedário), dos caracteres de acentuação e de pontuação e de outros caracteres especiais como por exemplo o $ (cifrão – dólar), a £ (libra) ou o € (euro), existem teclas associadas a funções especiais.

Teclas de combinação (Shift – Alt – Ctrl – AltGr)

Estas quatro teclas sozinhas não fazem nada e não servem para nada, são sempre utilizadas em combinação com outras teclas. O modo de utilização é igual para as quatro, pelo que vamos explicar apenas como se utiliza a tecla Shift, as outras funcionam de modo semelhante. O significado da combinação destas teclas depende do contexto, ou seja, depende do sistema operativo utilizado e do programa que estamos a usar no momento, embora existam algumas combinações que têm o mesmo significado para vários contextos diferentes.

Modo de utilização da tecla Shift:

  1. Pressiona-se a tecla SHIFT e mantém-se pressionada,

  2. Com outro dedo pressiona-se apenas uma vez a tecla a combinar com Shift, por exemplo para escrever a letra “A” (a maiúsculo), carregamos na tecla Shift, mantemos lá o dedo e com outro dedo carregamos na tecla “a” [como se déssemos uma pequena “martelada na tecla “a”] retirando em seguida os 2 dedos, na prática normalmente retira-se primeiro o dedo da tecla “a” e só depois da tecla “Shif”. Normalmente indicamos o procedimento aqui descrito por Shift + A

Estas teclas também podem ser combinadas entre si, por exemplo podemos utilizar Ctrl + Shift + A. Neste caso mantemos as teclas Ctrl e Shift pressionadas e só depois “batemos” na tecla A.

As teclas de combinação também podem ser combinadas com o rato. Este tipo de utilização dá ao utilizador uma grande flexibilidade e aumente muito a rapidez com que são executadas muitas tarefas.

Existem vários contextos em que Alt + Ctrl tem o mesmo significado que AltGr, mas atenção isto nem sempre é válido.

Vamos agora fazer um breve exercício de utilização do teclado

Nome

Tecla

Função

SHIFT



Esta tecla sozinha não serve para nada, é sempre utilizada em combinação com outras. Assim podemos Shift + B, Shift + F3, Shift + Ctrl + “outra tecla”,
Alt + Shit + “outra tecla”, etc.

Cada teclado tem duas teclas Shift, uma do lado direito e outra no lado esquerdo (da parte principal do teclado)

ALT



Alt é tal como Shift uma tecla de combinação pelo que só faz sentido utilizá-la combinada com outras.

Por exemplo Alt + F4 (utilizada no Windows e não só para fechar a janela activa). É também utilizada em combinação com todas as letras do alfabeto para escrever as maiúsculas. Nas teclas que têm mais do que um símbolo impresso é utilizada para imprimir o segundo caracter, ou seja, aquele que está em cima, por exemplo para escrever % fazemos Shift + 5, para escrever $ fazemos Shift + 4, etc.

CTRL



A tecla Control (Ctrl) é mais uma tecla de combinação. Alguns exemplos de utilização muito conhecido e válidos em muitos contextos são Ctrl + C (copiar), Ctrl + V (colar), Ctrl + X (cortar), Ctrl + P (imprimir), etc.

AltGr

Esta é a menos utilizada das teclas de combinação. É a tecla que devemos pressionar quando queremos imprimir o terceiro caracter que está impresso numa tecla, que é aquele que está normalmente no canto inferior direito da tecla. Assim se quisermos escrever o símbolo €, Utilizamos a combinação das teclas
AltGr + E, para obtermos o símbolo @ devemos utilizar AltGr + 2. De qualquer forma convém confirmar no teclado, porque nemtodos os teclados são iguais (mesmo os portugueses podem ter ligeiras diferenças).



TECLAS DE NAVEGAÇÃO

Estas são as teclas de navegação, ou seja, são aquelas que nos permitem deslocarmo-nos num documento de trabalho, subir, descer, avançar, retroceder, etc. Na tabela que se segue apresentamos alguns dos significamos mais frequentes, ou seja, que são válidos na grande maioria dos contextos. Estas teclas podem ser combinadas com a tecla de combinação Ctrl, alterando a forma como se navega. Se estas teclas forem combinadas com a teclas Shift então todo o espaço em que navegamos fica seleccionado, por exemplo se fizermos Shift + End, seleccionamos tudo entre o ponto onde estamos e o fim.


Nome

Tecla

Função

HOME


INÍCIO

HOME - Ir para o início da linha.

Ctrl + HOME – ir para o início de uma secção ou de um documento.

Ctrl + Shift + HOME – desloca o cursor (ou o foco) para o início, seleccionando tudo que se encontra entre o ponto onde estávamos (local onde estava o cursor ou o foco) e o início.

END


FIM

END - Ir para o fim da linha.

Ctrl + END – ir para o fim de uma secção ou de um documento.

Ctrl + Shift + END – desloca o cursor (ou o foco) para o fim, seleccionando tudo que se encontra entre o ponto onde estávamos (local onde estava o cursor ou o foco) e o fim. Tanto é válido no processador de texto como no explorador do windows.

Page UP


PÁGINA ACIMA

Page UP – Desloca o conteúdo da janela activa uma página (do écran) para cima.

Page Down


PÁGINA ABAIXO





SETA PARA CIMA

↑ desloca o cursor um caracter para a direita cada vez que é pressionada.

Ctr + ↑ desloca o cursor uma palavra para a direita




SETA PARA BAIXO

↓ desloca o cursor um caracter para a direita cada vez que é pressionada.

Ctr + ↓ desloca o cursor uma palavra para a direita




SETA PARA A ESQUERDA

→ desloca o cursor um caracter para a direita cada vez que é pressionada.

Ctr + → desloca o cursor uma palavra para a direita




SETA PARA A DIREITA

Em texto:

→ desloca o cursor um caracter para a direita cada vez que é pressionada.

Ctr + → desloca o cursor uma palavra para a direita



Nome

Tecla

Função

INSERT


INSERIR / APAGAR (Insert / Overrite)

Esta tecla alterna entre o modo inserir (INSERT) e o modo substituir (OVERRITE), ou seja se estiver seleccionado o modo de inserção e colocarmos o cursor no meio de uma frase, podemos escrever no ponto onde está o cursor, mas se estiver activado o modo substituir quando escrevermos vamos apagar o que se encontra à direita do cursor.

DEL


DELETE – APAGAR ou ELIMINAR

Apaga tudo o que estiver seleccionado. Se estivermos a escrever um texto e não houver nada seleccionado apaga o caracter que estiver à direita do cursor (que também poderá ser uma linha).

Nome

Tecla

Função

BACKSPACE



Se estivermos a escrever texto apaga o caracter à esquerda do cursor, ou seja atrás do cursor. Se estivermos a navegar na Internet executa a função retroceder.

Para saber mais sobre o teclado:

[ << ][ < ] [ > ]


Última actualização 17 de Julho de 2005